CACTOS
Os cactos pertencem na classificação botânica à família Cactaceae. Os cactos são todos originários das Américas, conforme indica a literatura sobre o tema. Não existe cacto nativo no velho mundo. Todos os cactos existentes na África, Europa e Ásia foram levados das Américas para lá.
Atualmente são conhecidas mais de 10.000 espécies de cactos e suculentas, plantas com alta capacidade de armazenamento de água e muitas variedades ainda não foram descobertas ou identificadas.
Todos os cactos tem espinhos, mesmo alguns que aparentam não ter, mas tem minúsculos espinhos.
Os cactos são símbolos de vida longa em condições difíceis. Muitas vezes, são cultivados devido a esta simbologia da planta.
Existem variedades de cactos que se desenvolvem em regiões áridas e outras são nativas de áreas úmidas, como na região de Mata Atlântica.
Os cactos tem muitas utilizações: confecção de cercas, alimento animal, alimento humano pela grande variedade de frutos produzidos, produção de corantes, medicamentos e ainda como planta ornamental, além de outros usos.
É uma planta que pode ser cultivada em ambientes internos ou externos. Os cuidados são normais a qualquer planta. São pouco exigentes em água e solo, mas sempre necessitam de atenção para o bom desenvolvimento. Não toleram excesso de água.
Estas informações genéricas tem o objetivo de levar conhecimento sobre esta importante família de plantas que são as Cactaceas. A plasticidade e a variedade de formas fazem com que a cada dia mais jardins e residências estão sendo decorados com cactos e o número de colecionadores tem aumentado muito.
Necessitando de outras informações queira nos consultar e nos visite.